Ação contou com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

 

Na tarde de ontem (12), o Hospital Mestre Vitalino promoveu uma palestra sobre HIV/Aids para os colaboradores. A iniciativa da Comissão de Humanização contou com a participação da gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Giselda Melo, que trouxe orientações sobre a prevenção do HIV/AIDS, hepatites virais, sífilis e demais infecções sexualmente transmissíveis. Durante a palestra os colaboradores puderam interagir sobre cada parte da Mandala da Aids – que traz métodos de atuação para a prevenção combinada.

Entre os métodos que podem ser combinados, estão: a testagem regular para o HIV, que pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS); a prevenção da transmissão vertical (quando o vírus é transmitido para o bebê durante a gravidez); o tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e das hepatites virais; a imunização para as hepatites A e B; programas de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; profilaxia pré-exposição (PrEP); profilaxia pós-exposição (PEP); e o tratamento de pessoas que já vivem com HIV. 

Ao término da ação os colaboradores ganharam um kit com material de orientação e preservativos. A ideia é que cada profissional possa ser multiplicador de conhecimentos e saiba atuar com uma visão voltada para cada método preventivo, além de estar capacitado para atender bem os pacientes portadores do vírus do HIV/Aids ou aqueles que estão com alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

 

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) está com processo seletivo aberto de CADASTRO DE RESERVA para médico neurologista. Os interessados em participar devem encaminhar currículo para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 15/12/2019, às 12h. No assunto do e-mail devem constar o nome completo do candidato e a função pleiteada. Esta etapa aferirá a experiência profissional de cada candidato após a sua respectiva formação e titulação correlata à função.

Após avaliação curricular, os candidatos aprovados passarão pela etapa de entrevista (divulgação das datas no dia 18/12). Todas as partes do processo são de natureza classificatória e eliminatória. O resultado final será divulgado pelo site institucional no dia 23 de dezembro www.hospitalmestrevitalino.com.br/index.php/editais. A convocação do candidato para contratação será realizada quando tiver vaga disponível. O candidato aprovado será contratado sob o regime da CLT. A seleção tem validade de 06 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Lembrando que antes de se inscrever, os profissionais devem fazer a leitura completa do edital disponível no site do HMV, para verificar se atendem aos requisitos solicitados. O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na avenida Amazonas 175, bairro Universitário, BR 104 - sentido Toritama.

 

O mês é voltado para a prevenção do câncer de próstata e o câncer infantojuvenil

O mês de novembro é marcado por duas grandes campanhas de prevenção, o novembro azul – para o câncer de próstata, e o novembro dourado para a prevenção do câncer infantojuvenil. Desta forma, o Hospital Mestre Vitalino, por meio da Comissão de Humanização, preparou momentos formativos e celebrativos tantos para os colaboradores, como os pacientes e acompanhantes da unidade. No dia 08 de novembro, o médico pediatra Dr. Paulo Gustavo ministrou uma palestra sobre os fatores de risco que podem levar a um diagnóstico de câncer em crianças e jovens. 

Durante a abordagem os colaboradores da equipe multidisciplinar puderam tirar suas dúvidas relacionadas à temática. Hoje (26) será a vez da palestra sobre prevenção do câncer de próstata, que contará com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Já no dia 27, o Centro de Oncologia do HMV irá promover o “Café Azul”, por volta das 9h da manhã. 

“Assim como realizamos no Outubro Rosa, neste mês queremos atingir o público masculino que está em tratamento em nossa unidade, bem como seus familiares e acompanhantes, pois como bem sabemos, a informação leva a diagnósticos mais precoces, o que favorece e aumenta as chances de cura”, explicou a enfermeira Simoni Lustosa, do Centro de Oncologia do HMV. O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na avenida Amazonas, 175, Luiz Gonzaga – BR-104 (via local, sentido Toritama).

Pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre prevenção do câncer de próstata

 

O mês de novembro é marcado com a cor azul, em alusão a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete o público masculino, que por vezes ainda têm preconceito e evitam procurar profissionais de saúde para realizar os exames de prevenção. Para isso, os serviços de saúde e a mídia têm incentivado e orientado por meio desta campanha, para que os diagnósticos sejam alcançados de forma precoce, o que aumenta e muito a chances de cura dos pacientes.

Pensando nisso, o Centro de Oncologia do Hospital Mestre Vitalino realizou na manhã de ontem (27) um momento de formação e celebração, que contou com a presença da equipe envolvida na assistência, a gestão da unidade, pacientes e acompanhantes. Orientações sobre a prevenção, a importância dos exames de rotina e as faixas etárias de risco foram as principais temáticas abordadas durante o momento, que foi concluído com um delicioso café da manhã. 

“Para nós profissionais de saúde é um dever orientar, desmistificar e quebrar esse preconceito que existe com os exames de rotina masculinos. Aqui nós somos como uma grande família, que se encontra para celebrar conquistas, rir e chorar juntos. E hoje não poderia ser diferente, nos dividimos em educar e em celebrar esse mês tão importante, sobretudo para os homens, que devem estar cada dia mais atentos à prevenção”, destacou a coordenadora do Centro de Oncologia, Dra. Guacyra Pires.

O momento contou ainda com a participação de voluntários do grupo “Sorriso de Montão” que auxiliaram com dinâmicas e brincadeiras de interação entre os pacientes e acompanhantes. Além desta ação, na terça-feira (26) foi realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata, que contou com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 

 

 

 

Consultoras do projeto estiveram na unidade para acompanhar resultados

 

Nos dias 19 e 20, o Hospital Mestre Vitalino (HMV) recebeu uma nova visita das consultoras do Projeto Paciente Seguro, do qual a unidade faz parte desde abril deste ano. No momento, os setores da assistência foram visitados e observados. O objetivo das visitas é coletar dados e acompanhar a implantação e continuidade das Metas de Segurança do Paciente.

Os dados coletados nessa visita foram bem positivos e a equipe foi parabenizada pelos resultados alcançado, fruto do empenho, dedicação, compromisso e envolvimento de todos os funcionários, e da alta gestão com o projeto, mas, sobretudo, com uma assistência segura e de qualidade para os pacientes.

“Ficamos felizes com o feedback que recebemos, podemos observar o quanto nosso hospital cresceu e o quanto vem desenvolvendo uma cultura de boas práticas de segurança do paciente”, explicou Jordanna Batista, enfermeira do setor de Qualidade e Gerência de Risco.

O Hospital Mestre Vitalino é um dos quatro hospitais de Pernambuco que agora integram o programa, que é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI, SUS). Seu objetivo é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde.

 

Localização

© 2017-2019 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados