Até abril deste ano 154 pacientes passaram por cirurgias cardíacas

 

Inaugurada em 23 de maio de 2017, a UTI coronariana do Hospital Mestre Vitalino (HMV), admitiu durante este período um total de 419 pacientes. O serviço de alta complexidade, é referência para a 4ª Região de Saúde, que compreende 52 municípios do Agreste e se tornou uma complementação ao atendimento cardiológico já prestado na unidade.

 

O serviço de cirurgia cardíaca completará um ano no dia 06 de junho, e até abril deste ano, 154 pacientes já passaram por procedimentos cirúrgicos na unidade. Os principais tipos são a revascularização miocárdica, cirurgia de troca e plástica de válvulas e cirurgias de aorta. “Completamos um ano deste serviço com a satisfação de poder oferecer ao povo desta região um atendimento de qualidade e próximo das suas residências, evitando o deslocamento até a capital, isso assegura uma melhora na qualidade de vida e na recuperação dos pacientes”, pontua Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

 

Todos os atendimentos para cirurgias cardiológicas são regulados, o que significa que os pacientes são encaminhados de outras unidades para o HMV, via Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES). O Hospital Mestre Vitalino fica localizado na avenida Amazonas, Rod. BR-104, 175, bairro Luiz Gonzaga.

 
 
 
*Na foto: José Lucas Rodrigues, 51 anos, primeiro paciente a passar pela cirurgia cardíaca na unidade.
 
 

Este ano a ação tem como tema “Práticas Seguras: um compromisso de todos”

 

Teve início ontem (21) e segue até a quinta (24) a Semana da Enfermagem do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Ao longo dos dias enfermeiros e enfermeiras participarão de atividades que objetivam a conscientização sobre as práticas de segurança do paciente. A abertura contou com a participação da coordenadora de enfermagem, Renilde Melo; o diretor médico, Dr. Marco Túlio; e o diretor geral do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti.

“Nós queremos agradecer pelo empenho e compromisso que cada um de vocês têm com nossa unidade, e, sobretudo, com a saúde de cada pessoa que passa por aqui. Uma só semana não é suficiente para homenagear profissionais que são de extrema importância para uma assistência de qualidade”, destacou Cavalcanti. Todos os dias às 06h30, os profissionais terão um café da manhã reforçado, preparado de forma especial para as equipes que estão de entrada ou saída na unidade.

“Nós temos aqui na nossa unidade um corpo de enfermagem que atua de forma integrada com o corpo médico, e essa parceria é necessária e de extrema importância no campo da saúde. Cada profissional soma ao trabalho e por isso conseguimos oferecer um atendimento humanizado e eficaz”, explicou Dr. Marco Túlio.

A programação da Semana contará com uma gincana que será disputada entre os setores, oficina de gerenciamento de risco, atividades lúdicas e sorteio de brindes. Além disso, tanto o refeitório, quanto o auditório estão decorados com temática voltada para as equipes de enfermagem. 

 

 

De 09 a 13 de abril, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, realizou uma Gincana para incentivar o cumprimento das metas de segurança, que reúnem estratégias focadas em reduzir as situações onde os pacientes são expostos aos maiores riscos. A ação faz parte da campanha intitulada “Abril pela Segurança do Paciente”.

Durante toda a semana foram realizadas provas que contemplavam os requisitos trabalhados nas seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde junto da Joint Commission International (JCI). Da seguinte forma: Prova 1 – Identificação do Paciente; Prova 2 – Segurança na Prescrição da Medicação; Prova 3 – Higienização das Mãos; Prova 4 – Mudança de Decúbito; Prova 5 – Ajudar os pacientes e acompanhantes; e por último o jogo de perguntas e respostas. Cada uma das atividades somou 10 pontos para cada equipe que cumpriu. 

Além das provas as equipes deveriam educar e orientar pacientes e acompanhantes sobre a higienização das mãos, medidas de precaução, normas e rotinas hospitalares, além de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. Cada comprovante de doação valia um ponto para a equipe.

“Mesmo tendo um caráter descontraído de brincadeiras, a nossa proposta é mobilizar e incentivar todas as equipes para a importância do cumprimento das metas no dia a dia. Isso nos assegura uma melhor qualidade e segurança na assistência”, afirmou a enfermeira do setor de qualidade do HMV, Jordanna Batista. Após o término da prova 06 (jogo de perguntas e respostas), o Núcleo de Segurança do Paciente contabilização a pontuação e declarou como vencedores as equipes da Clínica Pediátrica e do Centro Cirúrgico.

 

 

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), situado em Caruaru, abre processo seletivo nesta quarta (18), com 87 vagas para cadastro de reserva. Há oportunidades para profissionais de nível superior, técnico e fundamental. Para participar é necessário encaminhar currículo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto do email o nome completo do candidato e a função pleiteada.

Todas as vagas são para contratações futuras, e a seleção acontecerá em três etapas: análise curricular, prova escrita e entrevista. Os cargos disponíveis são assistente administrativo, auxiliar de farmácia, farmacêutico, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, copeira, auxiliar de cozinha, médico, maqueiro e porteiro. 

A convocação dos candidatos para contratação será realizada de acordo com a necessidade do serviço, observando-se a ordem de classificação. As contratações se darão sob o regime da CLT, conforme previsto no edital disponível no site: www.hospitalmestrevitalino.com.br

 

EDITAL - 01/2018 - CADASTRO DE RESERVA

Todos os setores da assistência participarão da “disputa”

 

Neste mês de abril, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, está realizando uma campanha intitulada “Abril pela Segurança do Paciente”. As atividades foram iniciadas nesta segunda (09) com a Gincana de Segurança do Paciente, que integrará todas as equipes de trabalho da unidade em atividades para melhoria das seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde junto da Joint Commission International (JCI).

De 09 a 13 de abril as equipes passarão por seis provas, sendo: Prova 1 – Identificação do Paciente; Prova 2 – Segurança na Prescrição da Medicação; Prova 3 – Higienização das Mãos; Prova 4 – Mudança de Decúbito; Prova 5 – Ajudar os pacientes e acompanhantes; Prova 6 – Jogo de perguntas e respostas. Cada uma das atividades somará 10 pontos para equipe que cumprir. Ao final de cada dia, o Núcleo de Segurança do Paciente irá avaliar cada equipe e atribuir a pontuação.

Neste período serão realizadas ações de orientação de higienização das mãos para pacientes e acompanhantes, incentivo à doação de sangue, orientação sobre as medidas de precaução, normas e rotinas hospitalares. Embora seja uma “gincana” o objetivo da ação não é promover uma brincadeira entre equipes, mas sim incentivar o cumprimento das metas de segurança, que reúnem estratégias focadas em reduzir as situações onde os pacientes são expostos aos maiores riscos.

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