Hospital é a unidade de saúde de Pernambuco que mais realiza notificações

 

Dos dias 05 a 07 de julho, a coordenação de epidemiologia do Hospital Mestre Vitalino participou da Oficina Local da Estratégia de Vigilância do Óbito por Causas Evitáveis ou Reduzíveis, realizada na Ilha de Itamaracá. Durante o evento a unidade foi parabenizada pela capacidade de detecção e notificação de casos suspeitos de leishmaniose visceral. De 2019 a 2022, o HMV notificou 352 casos suspeitos da doença, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAM. 

Atualmente, o HMV é a unidade que mais notifica casos suspeitos em Pernambuco, sendo seguida pelo Hospital Fernando Bezerra (Ouricuri) em 2o lugar; e o Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro) em 3o lugar. “A oficina contribuiu bastante para que ampliemos o olhar para esta doença, a fim de que possamos diagnosticar, notificar e tratar esses casos. Além disso, identificando as falhas no sistema de saúde é possível minimizar os óbitos por leishmaniose visceral”, destacou Laura Araújo, coordenadora da epidemiologia do HMV.

“A unidade possui uma grande sensibilidade para a notificação dos casos. Sendo desta forma uma referência para região, pois sabemos que o ideal é que os casos fossem captados pela atenção primária”, reforçou Mariana Nascimento, da coordenação estadual dos programas de vigilância de esquistossomose, geo-helmintíase e leishmaniose visceral.

A oficina faz parte de um projeto piloto do Ministério da Saúde que visa minimizar os óbitos por doenças evitáveis e reduzíveis. O projeto contempla sete estados do Brasil, sendo eles Paraná, Roraima, Tocantins, Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia.

 

 

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados