De 09 a 13 de abril, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, realizou uma Gincana para incentivar o cumprimento das metas de segurança, que reúnem estratégias focadas em reduzir as situações onde os pacientes são expostos aos maiores riscos. A ação faz parte da campanha intitulada “Abril pela Segurança do Paciente”.

Durante toda a semana foram realizadas provas que contemplavam os requisitos trabalhados nas seis metas internacionais de segurança do paciente, estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde junto da Joint Commission International (JCI). Da seguinte forma: Prova 1 – Identificação do Paciente; Prova 2 – Segurança na Prescrição da Medicação; Prova 3 – Higienização das Mãos; Prova 4 – Mudança de Decúbito; Prova 5 – Ajudar os pacientes e acompanhantes; e por último o jogo de perguntas e respostas. Cada uma das atividades somou 10 pontos para cada equipe que cumpriu. 

Além das provas as equipes deveriam educar e orientar pacientes e acompanhantes sobre a higienização das mãos, medidas de precaução, normas e rotinas hospitalares, além de conscientizar sobre a importância da doação de sangue. Cada comprovante de doação valia um ponto para a equipe.

“Mesmo tendo um caráter descontraído de brincadeiras, a nossa proposta é mobilizar e incentivar todas as equipes para a importância do cumprimento das metas no dia a dia. Isso nos assegura uma melhor qualidade e segurança na assistência”, afirmou a enfermeira do setor de qualidade do HMV, Jordanna Batista. Após o término da prova 06 (jogo de perguntas e respostas), o Núcleo de Segurança do Paciente contabilização a pontuação e declarou como vencedores as equipes da Clínica Pediátrica e do Centro Cirúrgico.

 

Localização

© 2017-2018 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados