O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, participou ontem (01) da apresentação final do Projeto Lean nas Emergências. A unidade foi uma das vinte unidades selecionadas para participar do 5º Ciclo do projeto que é desenvolvido pelo Ministério da Saúde e implementado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O Programa Lean nas Emergências tem o objetivo de qualificar os serviços de urgência e emergência no Brasil e reduzir o tempo de espera dos pacientes por meio de uma metodologia própria que inclui treinamento e qualificação dos profissionais que atuam nas unidades.

Durante seis meses o HMV foi avaliado presencialmente e recebeu capacitações para a implementação das ferramentas e indicadores do projeto. Neste período foram implementadas ferramentas do 5S, que ajudam a criar disciplina, identificar problemas e gerar oportunidade para melhorias. A proposta é diminuir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficácia operacional.

Além disso, foram utilizadas ainda as ferramentas de VSM para mapear fluxos de informações e materiais, identificando tempos e atividades que agregam valor. Através destes processos a unidade gerou outros instrumentos para facilitar e agilizar os processos, como o Kanban, robô Lean, plano de capacidade plena, os huddles e as organizações de setores, tudo visando a melhoria do serviço de urgência e emergência da unidade. Esta apresentação conclui a primeira fase do projeto. A partir de agora o Projeto Lean nas Emergências segue capacitando a unidade via web.

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados