A campanha tem como tema “Cuidar dos vulneráveis – Estar preparado para os desafios inesperados”

 

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado em 09 de março, a partir de hoje (07) a Unidade de Hemodiálise do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, preparou uma programação com ações educativas e terapêuticas para vivenciar esta data e conscientizar para os cuidados com os rins a fim de evitar doenças renais ou a evolução do adoecimento.

De hoje até a quinta (10), das 08h às 16h, será realizada uma ação de orientação com os pacientes e acompanhantes. Na quarta (09), das 08h às 09h, os pacientes da unidade terão um momento de musicoterapia. Já das 09h às 11h será a vez do CinePipoca, uma exibição de filme para deixar o tempo de tratamento mais agradável.

Ainda no dia 09, às 14h, no auditório do HMV, a enfermeira Thaís Souza irá ministrar uma palestra com orientações sobre saúde dos rins e exame de creatinina, voltada para a equipe multidisciplinar do hospital. A programação será finalizada no dia 10 de março com mais uma sessão do CinePipoca, das 13h às 15h. 

A doença renal crônica se caracteriza pela lesão irreversível dos rins, mantida por três ou mais meses. Atualmente afeta uma em cada 10 pessoas no mundo e tem taxas crescentes de acometimento da população. Com diagnóstico precoce pode ser controlada ou retardada na maioria dos casos. Os principais fatores de risco são a hipertensão e a diabetes mellitus.

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pacientes com DRC avançada é crescente, e atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país. Alguns cuidados básicos auxiliam na prevenção dos adoecimentos que acometem os rins: beber bastante água diariamente, ter uma dieta balanceado, evitar cigarros e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados