Mais de 140 mil atendimentos de emergência foram realizados pela unidade neste período

 

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado no município de Caruaru, Agreste do Estado, comemora nesta quarta (14), nove anos de funcionamento. A unidade tem hoje uma grande representatividade para a região, sendo referência para atender 53 municípios, o que totaliza uma população de quase 2 milhões de pessoas. Neste tempo já enfrentou dois períodos críticos para a saúde pública – a endemia do Zika vírus em 2018 e a recente pandemia da Covid-19.

Em 9 anos de funcionamento há muito o que se celebrar, sobretudo, a prestação de uma assistência em saúde de qualidade. Há 7 anos a unidade está sob a gestão da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário. Atualmente o HMV atende urgências e emergências nas seguintes especialidades: clínica médica e cirúrgica, cardiologia, neurologia e pediatria, além de dispor de uma Unidade de Oncologia - que funciona com atendimentos ambulatoriais e quimioterapia para os pacientes da região; hemodinâmica em funcionamento 24 horas por dia; e uma recém-inaugurada unidade de hemodiálise.

Desde a sua abertura, a emergência do HMV realizou cerca de 140 mil atendimentos. Já o ambulatório - em funcionamento desde setembro de 2014 - realizou 300.220 atendimentos de especialidades. Os números não param por aí, o setor de hemodinâmica, em operação desde dezembro de 2016, soma até maio deste ano 12.571 procedimentos cardiológicos e vasculares.

Desde 2020 quando eclodiram os casos de infecção pelo coronavírus, o HMV foi referenciado para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, tendo sido também sede de um hospital de campanha para tratamento da doença. Até hoje atendeu 2.181 pacientes com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocasionada pelo vírus.

A unidade de Oncologia do HMV foi inaugurada em dezembro de 2018 e até o momento efetuou 104.069 atendimentos de pacientes e realiza em média 500 sessões de quimioterapia por mês. Em dezembro de 2022 o HMV ganhou uma unidade de hemodiálise que nos últimos meses ofertou aproximadamente 5 mil sessões. Outro setor muito relevante é o bloco cirúrgico que totaliza cerca de 25.000 procedimentos, destes mais de 1000 são cirurgias cardíacas que foram iniciadas em junho de 2017.

“O HMV é hoje uma grande referência em saúde pública no Agreste de Pernambuco. Nós ofertamos o atendimento em especialidades que são muito importantes para a população. Há poucos meses nosso serviço cresceu um pouco mais com a chegada da unidade de hemodiálise. Temos muitos motivos para comemorar e, sobretudo, agradecer aos nossos colaboradores que são os grandes responsáveis pelo sucesso desta unidade”, destacou Dr. Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

A unidade visa a cada dia tornar a assistência em saúde mais eficaz e humanizada e está sempre em busca de novos processos que possam favorecer essas melhorias, como é o caso dos Projetos “Lean nas Emergências”, “Saúde em Nossas Mãos”, "Boas Práticas em Cardiologia" e as ações constantes de Segurança do Paciente que são prioridade no dia a dia do Hospital. Atualmente o HMV dispõe de mais de 2.200 colaboradores que de forma integrada tornam este grandioso trabalho possível.

Todos os serviços do Hospital são gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso a unidade se dá por encaminhamento da Central de Regulação de Pacientes de Pernambuco. O Hospital Mestre Vitalino conta com atendimentos das especialidades de cirurgia geral, neurologia, clínica médica, cardiologia, urologia, pediatria, nefrologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, proctologia, neurologia pediátrica, oncologia, arritmologia e cirurgia torácica para pacientes regulados e egressos da unidade.