Este é o terceiro encontro presencial do projeto com a equipe da unidade

 

O Hospital Mestre Vitalino (HMV) recebeu no último dia (30) a terceira visita da equipe de formação do Projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” do qual a unidade faz parte desde 2021. Desta vez, a equipe veio acompanhar os resultados ainda parciais obtidos pelo Hospital no último ano.

O projeto espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais indicadores de infecção relacionadas a assistência à saúde (IRAS), além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente.

“O objetivo do projeto é a redução em 30% das IRAS nas UTI’s. Estamos partindo para o final do triênio 2021-2023, onde o Hospital Mestre Vitalino já implementou diversas mudanças relacionadas ao cuidado prestado. Já consigo identificar mudança de cultura em relação as boas práticas, o que é bastante gratificante e merece o reconhecimento de toda equipe assistencial multiprofissional da UTI. Os frutos colhidos ao longo desse triênio no HMV são resultado de um time comprometido, engajado e resiliente, que sempre busca a melhoria contínua”, destacou Wladimir Garcia, consultor de projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz responsável pelo HMV na execução do Projeto “Saúde em Nossas Mãos”.

Entre os anos de 2021 e 2023, o Saúde em Nossas Mãos conta com a participação de 204 hospitais – sendo um deles o HMV. O projeto utiliza uma metodologia que pressupõe a participação ativa de todos os envolvidos, baseada no propósito de “todos ensinam e todos aprendem”.  Além dessas práticas são implementados ou aprimorados protocolos de higienização das mãos.

O projeto Saúde em Nossas Mãos é uma iniciativa do PROADI-SUS, conduzida de maneira colaborativa entre seis hospitais (Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Beneficência Portuguesa (BP) de São Paulo; HCor – Hospital do Coração; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Albert Einstein; e Hospital Sírio-Libanês).