Para evitar que acompanhantes e familiares de pacientes internados no Hospital Mestre Vitalino sejam vítimas de estelionatários, foi dada início a campanha de caráter educativo "100% SUS". O objetivo é alertar as pessoas sobre os golpes onde, por meio de ligações telefônicas, são solicitados depósitos de valores para pagamento de algum procedimento ou medicação. Para fortalecer a campanha, funcionários da equipe de humanização estão abordando os acompanhantes em todas as enfermarias do HMV, para tirar dúvidas e esclarecer informações sobre o Hospital, por meio de um panfleto com instruções.

Além disto, o Hospital têm reforçado o sigilo das informações sobre os pacientes e seus prontuários para evitar que esses dados vazem e cheguem às mãos de criminosos. “Temos nos empenhado para deixar a população bem avisada de que nosso Hospital tem todo o funcionamento mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas vezes, devido a fragilidade emocional dos familiares, estes criminosos acabam alcançando êxito nos golpes”, explicou o diretor do HMV, Dr. Marcelo Cavalcanti.

A orientação é que mesmo diante da emoção do momento, haja a preocupação em entrar em contato com o HMV para checar as informações e descartar a hipótese de qualquer doação, pagamento ou contribuição. A direção do Hospital fica à disposição para ajudar os familiares na prevenção dos golpes.