Há um ano, o Hospital Mestre Vitalino passou a atender a demanda de cirurgias eletivas das 53 cidades que compõem a 4ª e 5ª macrorregiões de saúde do Estado. A inauguração do Centro Cirúrgico possibilitou o atendimento de uma média de 100 cirurgias eletivas (programadas) por mês. Atualmente, a unidade oferta cirurgias gerais, oncológicas e pediátricas, e neste primeiro ano beneficiou 1.397 pessoas.

“A nossa previsão inicial era atender 100 pacientes por mês. O próximo dia 07 de dezembro marca o nosso primeiro ano ofertando as cirurgias e os números já são superiores ao esperado. Isso nos mostra uma eficácia significativa no atendimento da grande demanda de cirurgias desta região”, afirma o diretor geral do HMV Dr. Marcelo Cavalcanti.

O Centro Cirúrgico do HMV opera com três salas equipadas com recursos de infraestrutura e tecnologia médico hospitalar de última geração, sendo comporta por monitores de alta definição, focos cirúrgicos à LED, controle de temperatura e umidade através de sistema de ar condicionado com fluxo laminar e pressão positiva, além de sets de videolaparoscopia de alta definição, intensificador de imagem de 12 polegadas e microscópio Zeiss OPMI Pentero.

Na unidade existe também uma Sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) que recebe os pacientes após as cirurgias. São disponibilizados 13 leitos, cada um contendo uma régua de distribuição composta por válvula de oxigênio, válvula de ar comprimido e vacuômetro para a aspiração das vias aéreas. Todas as camas são elétricas. Nesse espaço, também há aquecedores para os pacientes e um desfibrilador para os casos que houver necessidade.

 

ATENDIMENTO - Para ter acesso às cirurgias, a população deve procurar primeiramente a secretaria de saúde do município onde reside. Após isso, o município entrará em contato com a GERES (Gerência Regional de Saúde) que agendará a data e hora da cirurgia no Hospital Mestre Vitalino. Vale destacar que, quando o paciente chegar no HMV, ele já vem com um check-in para a realização da cirurgia.

 

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados