Desde a última semana, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, passou a ofertar cirurgias urológicas para pacientes de 53 cidades do Agreste, que compreendem a 4ª e 5ª Região de saúde. A previsão é realizar 20 cirurgias por mês, além de consultas nos ambulatórios nas fases pré e pós cirúrgicas. Dois médicos especialistas em urologia conduzirão os principais processos juntamente com uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, dentre outros.

De acordo com Marcelo Cavalcanti, Diretor Geral do HMV, a cirurgia urológica envolve procedimentos realizados nos rins, ureteres, bexiga, uretra e órgãos genitais masculinos. Nos rins, por exemplo, os principais processos cirúrgicos agendados serão desobstrução de cálculos ou tumores renais e procedimentos para introduzir tubos de drenagem.

Para ter acesso aos novos serviços – As marcações das consultas nos ambulatórios e as marcações dos procedimentos cirúrgicos ocorrerão por meio da Central de Regulação de Leitos. Cada município, por meio de sua Secretaria de Saúde, solicitará senha para os seus pacientes à Central e, munido desta senha, os pacientes terão acesso a todos os serviços urológicos do HMV.