O Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, iniciou, nesta última segunda-feira (06), a oferta de serviços de odontologia aos pacientes internados nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Atualmente, a unidade dispõe de 40 leitos de UTI adulto e dez pediátricos.

O atendimento inédito, no interior do Estado, tem como foco principal a oferta de diagnóstico e tratamento para o controle de infecção de origem estomatológica juntamente aos cuidados paliativos.

De acordo com o diretor geral do HMV, Marcelo Cavalcanti, os pacientes internados em UTIs devem receber cuidados especiais e constantes, não só para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para a sua recuperação.

Cavalcanti acrescenta  ainda que o atendimento odontológico do paciente também contribui na prevenção de infecções hospitalares “ As infecções respiratórias são as mais frequentes, entre elas a pneumonia nosocomial ou hospitalar.”, explicou.