Este ano o tema central foi “Medicamento Seguro e Autocuidado”

 
O Hospital Mestre Vitalino (HMV) implantou em dezembro de 2015 o Núcleo de Segurança do Paciente e desde então tem se destacado no interior por sua preocupação com a implantação e boas práticas das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI). 
 
Nos dias 04 e 05 de abril, a unidade realizou palestras e atividades com acompanhantes e pacientes, tendo o foco no autocuidado da população com relação ao uso de medicamentos. As ações contaram com a participação da farmacêutica Elayne Simões, que ministrou palestra sobre “Processos de melhoria na prescrição, na dispensação e na administração de medicamentos”, além da palestra com a enfermeira Islâne Silva, sobre os “Desafios de uma assistência segura frente a administração de medicamentos”.
 
As seis metas de Segurança do Paciente objetivam melhorias específicas por meio de estratégias que abordam aspectos problemáticos na assistência a saúde, apresentando soluções baseadas em evidências para esses problemas, oportunizando um ambiente mais seguro para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.