O Hospital Mestre Vitalino (HMV) elaborou uma programação especial para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos que aconteceu nesta quinta-feira (05). Uma série de ações foi desenvolvida ao longo do dia. Os acompanhantes e funcionários receberam brindes de álcool gel e sabonetes líquidos e também foram orientados sobre a importância de manter as mãos limpas.

Para a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HMV, Dalma Maciel, o hábito de lavar as mãos previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde. “A simples utilização de água e sabão, na maioria das vezes, pode interromper a cadeia de transmissão de várias doenças.”, explica Maciel.

Vale destacar que as dez doenças mais comuns por falta de higiene correta são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a limpeza das mãos frequentemente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.