Núcleo de Segurança do Paciente programou atividades para todo o mês de Setembro

No dia 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar para a importância da assistência segura. Para comemorar, o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Mestre Vitalino (HMV) tem realizado uma série de ações durante este mês de setembro.

Desde o dia 08, os profissionais de saúde do HMV estão recebendo orientações sobre a importância da higienização correta das mãos, além da doação de garrafinhas de álcool em gel. No dia 17 foi a vez do Drive Thru da Segurança do Paciente, ação que mobilizou os colaboradores de todos os turnos para a atenção redobrada as metas de segurança do paciente. Ao longo do mês ainda serão realizadas ações educativas com o “Tik Tok de Higienização das Mãos” e o Cassino de Segurança do Paciente, com jogos didáticos sobre a temática.

De forma integrada, a equipe de nutrição do HMV preparou frases relacionadas a temática para anexar as refeições dos pacientes e colaboradores. “A equipe de nutrição atua durante todo o ano na segurança do paciente por meio da identificação das marmitas com o setor, nome, idade, nome da mãe e tipo de dieta, para garantir a entrega da refeição correta. No dia 17 destacamos frases referentes a temática nas marmitas para recordar o papel de cada um nas práticas de segurança”, destacou Annelise Silva, coordenadora de nutrição do HMV.

Durante a dispensação de medicamentos para os setores do HMV, a equipe de farmácia preparou adesivos com lembretes de cuidados alertando para uma maior segurança na prescrição, dispensação e preparação das medicações. “O setor de farmácia está incluído no processo de segurança do paciente desde o armazenamento, com atenção a validade e temperatura, como também na identificação correta do medicamento. Orientamos também os demais profissionais sobre a ação dos medicamentos, vias de administração, dosagem e interação medicamentosa”, explicou Marcelo Jardson, coordenador da Farmácia.

Os pacientes das clínicas e oncologia também passaram por um momento de descontração e informação sobre o tema. Desde 2015 o HMV implantou o Núcleo de Segurança do Paciente, e tem se destacado no interior por sua preocupação com as boas práticas das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI).

PROGRAMA PACIENTE SEGURO

No final de 2018 a unidade de submeteu a seleção para o Programa Paciente Seguro e foi escolhida, sendo um dos quatro hospitais de Pernambuco que integram o programa, que é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI - SUS). Seu objetivo é melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos localizados em 15 estados do Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).