Pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre prevenção do câncer de próstata

 

O mês de novembro é marcado com a cor azul, em alusão a prevenção do câncer de próstata, doença que acomete o público masculino, que por vezes ainda têm preconceito e evitam procurar profissionais de saúde para realizar os exames de prevenção. Para isso, os serviços de saúde e a mídia têm incentivado e orientado por meio desta campanha, para que os diagnósticos sejam alcançados de forma precoce, o que aumenta e muito a chances de cura dos pacientes.

Pensando nisso, o Centro de Oncologia do Hospital Mestre Vitalino realizou na manhã de ontem (27) um momento de formação e celebração, que contou com a presença da equipe envolvida na assistência, a gestão da unidade, pacientes e acompanhantes. Orientações sobre a prevenção, a importância dos exames de rotina e as faixas etárias de risco foram as principais temáticas abordadas durante o momento, que foi concluído com um delicioso café da manhã. 

“Para nós profissionais de saúde é um dever orientar, desmistificar e quebrar esse preconceito que existe com os exames de rotina masculinos. Aqui nós somos como uma grande família, que se encontra para celebrar conquistas, rir e chorar juntos. E hoje não poderia ser diferente, nos dividimos em educar e em celebrar esse mês tão importante, sobretudo para os homens, que devem estar cada dia mais atentos à prevenção”, destacou a coordenadora do Centro de Oncologia, Dra. Guacyra Pires.

O momento contou ainda com a participação de voluntários do grupo “Sorriso de Montão” que auxiliaram com dinâmicas e brincadeiras de interação entre os pacientes e acompanhantes. Além desta ação, na terça-feira (26) foi realizada uma palestra sobre prevenção do câncer de próstata, que contou com a participação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 

 

 

 

Localização

© 2017-2024 Hospital Mestre Vitalino. Todos os direitos reservados