Hoje, dia 27 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Para comemorar esta data o Hospital Mestre Vitalino (HMV) realizará no próximo domingo (29), das 14h às 17h30, no cruzamento da avenida Agamenon Magalhães com a Oswaldo Cruz, uma ação voltada para conscientização e sensibilização da população para a importância da doação.

A iniciativa é da Organização de Procura de Órgãos (OPO), que desde setembro de 2016 atua no HMV realizando este trabalho de acolhimento com as famílias e esclarecimento sobre o processo de doação. O papel da OPO éarticular com as equipes encarregadas  da verificação de morte encefálica, assegurando que o procedimento será feito de forma ágil, eficiente e dentro dos parâmetros éticos.

De janeiro a agosto de 2019, o HMV fez a captação de 40 córneas, sendo neste período o 5º hospital com mais doações no Estado, sendo a unidade do interior com maior quantitativo neste ranking. “A ação visa educar a população sobre a importância da doação. Infelizmente ainda existe muito medo e preconceito por parte das famílias quanto ao processo”, explicou Evellen Lima, coordenadora da OPO no HMV.